Aprender pode ser divertido?

Aprendendo a aprender

Em geral, temos memória sobre experiências passadas de aprendizado como “chatas”, “cansativas”, “decoreba” e algumas vezes “inúteis”.

Eu me lembro de uma série de TV do início dos anos 80 chamada “Cosmos”, cujo principal produtor e apresentador era um cientista americano chamado Carl Sagan. Eu era criança e foi minha apresentação à Astrofísica, já que dificilmente este tema é ensinado no ensino fundamental das escolas ou em casa (a menos que se faça parte de uma família com algum astrofísico, é claro). Eu me lembro de ficar fascinada com os conceitos apresentados, e quando crescesse eu queria estudar Astronomia ou Astrofísica.

Meu ponto aqui não é tentar estimular quem lê este blog a seguir Astrofísica, mas mostrar que um tema considerado “difícil”, apresentado de forma atraente, pode ser compreendido mais facilmente e por mais gente do que se apresentado somente de forma “árida”, sem utilizar a tecnologia existente (no caso mencionado, a tecnologia era a TV, ainda sem videocassete ou DVD para gravar os episódios da série…).

É claro que para se tornar especialista em qualquer área são necessários muita dedicação e estudo, mas meu objetivo ao acompanhar a série não era me tornar especialista (pelo menos não de imediato), mas aprender sobre o tema, e ao mesmo tempo ter um tempo divertido ao aprender. Isto não me levou a ser Astrofísica nem Astrônoma, pois preferi a Engenharia quando estava na idade de decidir, mas certamente o conhecimento adquirido me foi útil de alguma forma (mais precisamente, p.ex.,os conceitos de física quântica me ajudaram nas aulas da faculdade sobre semicondutores). A gente normalmente não sabe enquanto está aprendendo se algo vai ser realmente útil ou não, mas o aprender a aprender sempre vai ser útil.

Os temas do cursobom são temas que podem ser considerados “difíceis” pelas pessoas que não são especialistas nos assuntos em questão, mas são apresentados da forma mais clara, rápida e divertida com os meios tecnológicos que estão ao meu alcance do que em uma sala de aula tradicional ou uma palestra de empresa. E os temas são úteis para várias carreiras profissionais, várias áreas de ensino e para o dia-a-dia de muita gente (quem não quer negociar melhor uma compra ou venda de um bem, por exemplo?).

Admiro muito Carl Sagan e outros cientistas que foram pioneiros em divulgar ciência para leigos como eu. Espero que esta inspiração me ajude a fazer pelo menos um pouquinho do que eles fizeram por aqueles que hoje buscam conhecimentos nas áreas de Administração, Tecnologia e Ciências Humanas em geral e buscam formas eficientes e econômicas para tal.

Deixe um comentário